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Jejum Intermitente: tudo que você precisa saber

Atualizado: 25 de Out de 2019

O mais importante antes de tudo é saber qual o objetivo e o por que você está fazendo jejum. Afinal, não vai adiantar fazer jejum sem um plano ou estratégia por trás.


Não é indicado simplesmente fazer jejum em forma de compensar sua má alimentação dos últimos dias, o jejum pode apresentar inúmeros benefícios para a saúde, mas com uma estratégia que deve ser feita para de fato obter uma melhoria da qualidade de vida, sem planejamento, pode trazer riscos altos para quem pratica.


OS BENEFÍCIOS DO JEJUM


  • Autofagia de células ruins(potencialmente causadoras de Alzheimer e Câncer)

  • Aumenta a longevidade

  • Maior sensibilidade à insulina(bom para diabéticos)

  • Melhora a cognição

  • Diminui marcadores inflamatórios

  • Emagrecimento

  • Maior sensibilidade e percepção de fome e saciedade

  • Melhora a cognição

  • Melhor e mais utilizada forma de Detox


SOBRE O JEJUM

Qual o motivo de se fazer os jejum? Está ligado há algum dos benefícios? Então está na hora de saber algo mais sobre o jejum.


O jejum naturalmente aumenta os níveis do Cortisol, já que mantém os níveis de insulina baixos, fisiologicamente, o cortisol será mais alto.Outra forma de aumentar o cortisol é pelo estresse gerado no organismo. Logo, pacientes com Fadiga Adrenal (Burnout, Overtraining, Exaustão Adrenal, Estafa…) que já apresentam níveis de Cortisol alterados (muito alto ou muito baixo) não devem exigir ainda mais desta glândula, pois, essa estratégia pode piorar ainda mais o quadro.


INDIVÍDUOS QUE NÃO SÃO RECOMENDADOS A FAZER JEJUM PROLONGADO

Outras pessoas que não podem praticar jejuns prolongados, ou seja, que duram mais de 16 hora são:

  • Pacientes portadores de hipotireoidismo: o jejum pode alterar os hormônios tireoidianos, o motivo é provavelmente pelo baixo nível de glicose no sangue, já que a tireoide precisa de glicose para funcionar corretamente e pela própria patologia, que faz com que alguns desses pacientes não conseguem realizar a glicogênese(transformação da glicose em elementos como proteína, gordura etc).

  • Pacientes com depressão e transtornos de Humor: Carboidratos(glicose) aumentam os níveis de serotonina, neurotransmissor que é muito importante para tratamento de pacientes com depressão.

Outros casos de pessoas que não podem fazer jejuns longos, por ter riscos grandes a sua saúde são: pessoas severamente mal nutridas ou abaixo do peso, menores de 18 anos e gestantes.


Os jejuns longos, como os 16 horas ou mais, podem ser praticado, porém com uma devida orientação profissional. Algumas estatísticas mostram que pessoas que tentaram fazer o jejum prolongado apareceram com caso de diabetes mellitus tipo 2, já que esse jejum se mal feito, pode reduzir o número de células beta pancreáticas e induzir o corpo a uma adaptação de produção de insulina.


COMO COMEÇAR O MEU JEJUM?

Antes o recomendado é sempre consultar um médico ou nutricionista.


Aposto que durante algum dia da semana você acaba fazendo o jejum sem saber, pensa se você jantar às 21h e tomar café às 9h, isso foi um jejum de 12h, e quando não da tempo de tomar o café da manhã? Se você almoçar às 13h foi um jejum de 16h.


Ao procurar uma ajuda profissional, ele passará todas as informações mais importantes, o processo deve ser feito gradualmente, nada de mudanças bruscas para o corpo, ao romper o jejum, sempre tentar ingerir alimentos com baixos índices glicêmicos. Outra coisa extremamente importante é que as alimentações feitas devem ser muito ricas em nutrientes, para evitar qualquer tipo de deficiência.


Busque entender seu corpo e não tente lutar de mais contra ele, é melhor se adaptar ao tempo de jejum mais favorável do que ter riscos maiores tentando ficar 24h sem comer, de modo geral o jejum pode trazer benefícios e aumentar a qualidade da sua saúde, porém qualquer tipo de alteração grande demais para o corpo pode trazer riscos, e todo cuidado é pouco.

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